A maior ou menor obliqüidade dos raios solares e a maior ou menor duração do dia são, em cada lugar da Terra, os principais fatores determinantes da temperatura média.


Durante a noite, o solo terrestre se esfria devido à radiação, para o espaço celeste, do calor armazenado no transcurso do dia. Também durante o dia há radiação de calor para o espaço, que é, porém contrabalançada e superada pelo calor recebido do Sol. De acordo com a obliqüidade dos raios solares e a duração do que, para um mesmo lugar, depende somente da declinação do Sol ou altura sobre o horizonte, a quantidade de calor recebida será maior ou menor que a irradiada e, consequentemente, a temperatura irá aumentando ou diminuindo.


Constante solar:
A quantidade de radiação solar recebida no limite superior da atmosfera, em cada segundo, por centímetro quadrado de uma superfície perpendicular aos raios solares, é chamada constante solar. Quanto mais a superfície estiver próxima ao ângulo reto (perpendicular) em relação aos raios solares, maior é a quantidade de radiação que incide por unidade de área, portanto maior é a energia recebida. Esta é uma das causas das estações.

As estações:
A existência das estações se deve à forma elíptica da órbita terrestre e a inclinação do eixo da Terra com respeito ao plano da órbita terrestre. Se a órbita fosse uma circunferência e seu plano coincidisse com o equador, desapareceria o ritmo anual e os dias se sucederiam com uniformidade durante todo o ano. Porém, o fato de que, além da excentricidade da órbita terrestre, ambos os planos, equador e elíptica, estejam inclinados entre si, e também que, ao se deslocar a Terra em redor do Sol, o eixo de rotação se mantenha paralelamente a si mesmo, implica que os raios solares incidam mais ou menos obliquamente sobre cada região determinada, originando as estações.

 
 
     
   
CENTRAL DE VENDAS | Tel. 11 2442-7022 | Email novalux@novalux.com.br
Rua Três Marias, nº 56 - CEP 07110-170 - Guarulhos - SP

cortinas rolo | cortina romana| persianas verticais | persianas horizontais