A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partículas.


Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogêneo, a luz sempre percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever "curva".

Em todo projeto arquitetônico é muito importante ter em conta a incidência de luz dentro do ambiente.
A entrada de luz diurna nos ambientes é importante não só do ponto de vista de bem estar como também considerar outros fatores:


A segurança no trabalho: A escaces de luz pode provocar danos a visão e por outro lado a entrada excessiva de luz podem provocar lesões graves.


A decoração do ambiente: Atualmente existem infinitas possibilidades de tamanhos e disposições de janelas.


As construções mais contemporâneas dispõem de grandes janelas que permitem uma maior entrada de luz e uma maior visibilidade para o exterior porém esta grande quantidade de luz que entra no ambiente acarreta muitos problemas relativos a disposição e proteção do ambiente.


Para não transformar a incidência da luz em grandes problemas é imprescindível que qualquer janela tenha uma proteção solar regulável: A cortina.


 
 
     
   
CENTRAL DE VENDAS | Tel. 11 2442-7022 | Email novalux@novalux.com.br
Rua Três Marias, nº 56 - CEP 07110-170 - Guarulhos - SP
cortinas rolo | cortina romana| persianas verticais | persianas horizontais